![]() |
![]() |
![]() |
Sobre o Projeto
O último quartel do século XX e os primeiros anos do século XXI são indubitavelmente um período de intensas transformações geográficas. Da globalização às mudanças climáticas, das cidades globais ao problema da água, em todos os campos aos quais se dedicam os geógrafos verificamos profundas mudanças que fazem emergir novos paradigmas, conceitos e teorias. A velocidade de tais transformações e a multiplicidade de interpretações que buscam dar conta das mesmas fazem da geografia uma das ciências mais fecundas de nossa época. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo central identificar se tal fecundidade tem se refletido igualmente no ensino de geografia.
Para dar conta deste objetivo propomos, através da análise de livros didáticos, currículos escolares, e da prática pedagógica de professores da educação básica, identificar de que forma as transformações no mundo contemporâneo têm se refletido no ensino de geografia, a fim de contribuir para a melhoria deste. Propomos também, adicionalmente, debater e construir junto com os professores da educação básica novas metodologias e materiais didáticos que auxiliem os professores da educação básica no tratamento destas novas questões