![]() |
![]() |
![]() |
Sobre o Projeto
Vinculado ao Laboratório de Ensino de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, o objetivo deste projeto é a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares, na perspectiva de interação entre Laboratórios de Ensino de diferentes Universidades no Brasil, e entre a Universidade e a Escola Básica, relação indispensável ao enfrentamento dos problemas educacionais postos pela sociedade brasileira e, em especial, aqueles relacionados ao ensino de geografia. Propor novos materiais didáticos, articulados a reflexão da prática pedagógica dos professores de geografia e de novas metodologias de ensino e novos princípios de organização curricular, é o nosso desafio. O objetivo é explicitar, problematizar e reconstruir a relação conteúdo-método e currículo-didática nas práticas educativas na escola publica, através da proposição e experimentação de diversas situações de aprendizagem dos conteúdos escolares baseadas na metodologia de problematização da prática social dos alunos -; orientadora da construção de uma didática da geografia e de novos princípios de organização curricular. Articulado à reflexão sobre a prática pedagógica, o projeto se insere na perspectiva de formação continuada de professores das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Pretende-se incorporar os seus resultados ao projeto político-pedagógico e da Escola-parceira e dos cursos de Licenciatura Plena da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; em especial, ‘alimentar’ com pesquisa os Laboratórios de Ensino, as aulas (disciplinas) de Metodologia do Ensino e Estágio Supervisionado (prática de ensino), na graduação, e as disciplinas do curso de Especialização em Educação Básica.