Sobre o Projeto
O projeto propõe uma análise dos desdobramentos da Lei 10.639/2003 no ensino de Geografia no nível básico de ensino. A referida Lei indica a obrigatoriedade da inserção de conteúdos relativos à África e aos negros no Brasil, sua história, suas lutas, suas contribuições na formação da sociedade brasileira. É neste sentido abrangente e complexo - que propomos aqui analisar os impactos da Lei 10.639 para o ensino de Geografia, identificando temas a serem inseridos, temas a serem revistos, como professores de Geografia vêm reagindo à Lei, e quais os desdobramentos que eles vislumbram e vêm sendo alcançados em suas escolas. Para isto, propomos a criação de um coletivo de 10 professores que, com o apoio de nosso grupo, conduzirão experiências de implementação da Lei no ensino de Geografia. Estes professores, de diferentes escolas, serão entrevistados e participarão de reuniões (em 2 grupos de 5 professores) de preparação, acompanhamento e avaliação, onde serão discutidos e compartilhados materiais didáticos, textos e outros instrumentos indispensáveis para o exercício da Lei 10.639. O resultado disto será um conjunto de experiências sistematizadas e acompanhadas, o que subsidiará a realização de um seminário público ao final do processo apresentando os resultados relatos e análise das experiências -, e a publicação de um livro com a participação dos professores. Com isto, espera-se contribuir para a superação de lacunas atualmente apresentadas para a implementação da Lei 10.639 no ensino de Geografia.