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Sobre o Projeto
A globalização como conceito está consagrado no ensino de Geografia. O imperialismo está novamente sendo debatido e negligenciado na análise geográfica do ensino médio. Tomando como base esses dois pressupostos, julgamos importante uma análise dos materiais produzidos para o ensino de geografia, para avaliarmos como a globalização e o imperialismo estão sendo abordado. A produção de uma proposta de abordagem do tema também justifica o projeto e o crescimento do aluno bolsista. Os anos 80 e 90 do século XX conheceram transformações profundas na organização espacial da sociedade que foram denominadas com o rótulo de Globalização. O conceito passou a ser utilizado em muitas áreas do conhecimento e conseqüentemente, na Geografia.
O ensino de Geografia adotou nos seus manuais o conceito e passou a difundi-lo como conteúdo a ser apropriado pelos estudantes. A globalização está consagrada nos livros de geografia.Por outro lado, a categoria imperialismo foi negligenciada e deixou de ser analisada e exposta nos materiais didáticos. Com a retomada das discussões sobre o imperialismo, no início do século XXI, estabelece-se uma confusão na aplicação do conceito e da categoria.
O objetivo do presente projeto de pesquisa é analisar as idéias, visões e os conceitos da globalização presentes nos materiais didáticos de geografia, contribuindo para a reflexão sobre a origem do termo globalização e suas implicações ideológicas na formação do aluno e desenvolver materiais para a aula de geografia que ajudem na compreensão espacial da globalização.
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