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Sobre o projeto
Ao longo de décadas a educação no campo não foi prioridade para o estado brasileiro, resultando em índices de analfabetismo superiores aos encontrados nas cidades. Além disso, os projetos de educação voltados para o meio rural nunca foram pensados a partir dos anseios e necessidades dos trabalhadores rurais, mas como uma forma de impor a estes formatos produtivos e tecnológicos e modos de vida concebidos a partir da cidade.
Entretanto, desde a década de 1980, os movimentos sociais rurais vêm propondo e defendendo uma nova concepção de educação voltada para o meio rural, uma EDUCAÇÃO DO CAMPO, isto é, uma proposta pedagógica voltada para os anseios dos trabalhadores rurais e adaptadas às necessidades destes. O objetivo do presente projeto de pesquisa é refletir sobre o papel do ensino de geografia no contexto da Educação do Campo, contribuindo para o desenvolvimento de novas metodologias e práticas pedagógicas condizentes com o projeto político-pedagógico que visa transformar a educação existente no campo brasileiro em uma educação efetivamente transformadora, que valorize o trabalhador rural, o saber e a cultura popular, os valores humanistas, as práticas solidárias e o cuidado com o meio ambiente.