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Sobre o Projeto
O ensino de geografia é fortemente impregnado por uma visão dicotômica entre os processos associados à natureza e à sociedade, refletindo no campo do ensino uma tradição secular da produção do conhecimento geográfico, que implica em grandes dificuldades para o entendimento da dinâmica ambiental. Esse projeto vem desenvolvendo metodologias e práticas pedagógicas relacionadas ao entendimento das transformações nos geossistemas, associando as atividades humanas às modificações no meio físico. Utiliza-se o recorte espacial das bacias hidrográficas para integração de variáveis sociais e naturais e também para o desenvolvimento de práticas pedagógicas sobre a realidade sócio-ambiental dos espaços na qual as comunidades escolares estão inseridas. Nesse sentido esse projeto pretende contribuir com uma educação ambiental crítica e emancipatória, onde as causas da degradação ambiental não são naturalizadas nem despolitizadas, e muito menos desvinculadas de um meio sócio-econômico excludente e contraditório. Para tanto utiliza-se o próprio espaço de inserção da comunidade escolar como objeto de mapeamento geomorfológico e caracterização hidrológica, para discutir as modificações do meio-físico responsáveis pelos problemas ambientais urbanos e rurais que afetam a população. Procura-se destacar que essa realidade sócio-ambiental intensamente degradada, na qual as escolas estão inseridas, é derivada de um tipo específico de intervenção humana, que está diretamente relacionada ao modo de produção da economia e da forma de organização sócio-política.